CULTURA LIQUIDA, CLONAGEM

CLONAGEM

Escrito por contributing writer | Traduzido por liana Fernandes |editado por equipetall.
antes de tudo a foto mostra onde fica o depositado de sementes (micelios que você pode ta retirando)

lembrando que"" micelios SÃO sementes do cogumelo"" gerar cogumelos diferente da matriz novos cogumelos a clonagem utiliza pedaço gerando cogumelos iguais com as mesmas características.


Embora muita gente não pense duas vezes na hora de plantar seus próprios vegetais, a ideia de cultivar cogumelos comestíveis em casa é uma tendência recente. O alto custo dos cogumelos culinários em supermercados e seus benefícios à saúde os tornam ótimos candidatos ao cultivador caseiro. Por sorte, se você aderir a alguns princípios importantes e adquirir as espécimes de sua preferência, é possível cultivar seus próprios cogumelos. O primeiro passo é criar a germinação.

Nível de Dificuldade:

Moderadamente desafiante

O que você precisa?


  • Pedaços de cogumelo
  • Autoclave ou panela de pressão
  • Placas de Petri  ou  frasco de vidro
  • Jarras ou saco de lixo 
  • aga aga ou gelatina sem sabor

Lista completa

Instruções


  1. 1

Prepare seu espaço de trabalho. Um pequeno galpão é a melhor opção. Ou cozinha na mesa Desinfecione o local com uma solução de pelo menos 10% de alvejante em água alcom. Certifique-se de que a área pode ser fechada por uma porta ou lona alcatroada e, então, coloque o purificador de ar com filtro HEPA ou ar-condicionado ligado.

  1. 2

Esterilize todos os utensílios necessários para o processo de germinação. Ponha qualquer coisa que não puder comprar esterilizada em sacos de polipropileno e esterilize em pequenas levas em um autoclave panela de pressao. Não leve nada para o espaço de trabalho sem estar esterilizado. Tudo que for usado durante o processo precisa estar esterilizado, isso inclui você, o ambiente, o ar e especialmente os utensílios e o meio de cultivo. Siga as instruções do autoclave caso você tenha 1; a esterilização geralmente ocorre acima de 93° C com cerca de 15 psi de pressão, por 45 minutos.

  1. 3

Faça a germinação. Coloque um pequeno pedaço de cogumelo nas placas de Petri ou frasco de vidro , em um meio de cultura em ágar. Mantenha o meio úmido e sob temperaturas adequadas para a espécie de cogumelo cultivada; o micélio crescerá e preencherá a vasilha em cerca de duas semanas. O meio de cultura em ágar é uma substância gelatinosa que é muito utilizada em laboratórios. 



Placa petri pra quem não conhece e esta

  1. 4

Transfira o micélio quando o mesmo tiver preenchido as placas com hifas longas e saudáveis. Não deixe que o micélio procrie muito tempo nas placas de Petri. Transfira-o para as jarras ou saco de lixo preto esterilizado em agua quente.

Depois de transferido os micélios(sementes). Permita-o colonizar por um período de duas a quatro semana na temperatura adequada para a espécie de cogumelo.

  1. 5
Observe as jarras ou saco preto . Quando estiverem preenchidas com filamentos brancos e saudáveis, significa que você alcançou a germinação das sementes. Os cogumelos crescerão para fora da jarra de sementes germinadas e você ainda pode usá-la para inocular mais sementes. Se você repetir o processo, uma jarra de sementes germinadas pode produzir até dez outras



Laboratório! Preparação do meio de cultura 
escrito por : César Baptista [editado por equipetall

Bem hoje é dia de preparar umas caixas de petri com meio de cultura para a desenvolvimento do micélio.
Existem 2 receitas que já usei e deram.

1.AEM - Agar de Extrato de Malte

10g de extracto de malte claro
9g de agar agar
500ml de água destilada

2.BDA - Agar de batata-dextrose

caldo do cozimento de 150g de batatas fatiadas em 500ml de água por 30min (vá adicionando água para manter os 500ml)
9g de agar agar
7g de dextrose (= glucose, ou 10ml de mel ou xarope de milho)
1g de levêdo de cerveja (opcional)  - PS: Não uso

Existem outros meios
3.  simplificada  

cerveja
gelatina sem sabor
agua mineral
mel


Processo:

Ferver a água - começo com 600ml (15min); Colocar o extrato de malte; Mexer, mexer, mexer; Colocar o agar-agar; (tentar manter +/- 500ml); Mexer, mexer, mexer. Deixar arrefecer um bocado, não muito senão fica espesso e torna-se difícil de colocar na caixa de petri. Mas caso aconteça, no problema, colocar novamente no fogão e ficará mais líquido; 
Colocar num recipiente de vidro e depois esterilizar numa panela de pressão por 30min. (Deixar arrefecer um bocado - a temperatura suficiente para ser suportada pela caixa de petri e não a derreter:) 
Colocar nas caixas de petri.


Foto de uma das caixas pronta:

(PS: Claro que o laboratório é a cozinha:)
Clonagem de pleurotus ostreatus (caixa de petri)


Ficam aqui as fotos de uma clonagem conseguida! Não tenho dito a percentagem de sucesso que queria, tenho tido muitas contaminações mas esta correu bem. Tenho que fazer uma glove-box para tentar aumentar a taxa de sucesso.














Clonagem do cogumelo - obtenção do micélio

Após ter feito a preparação do meio de cultura - Agar de Extrato de Malte (post de 9 de Abril) chega a altura de fazer a "clonagem" pois os cogumelos já frutificaram. A ideia é retirar um bocado do cogumelo e esperar que este bocado comece a propagar o micélio.

Método: Num ambiente o máximo asséptico possível - desinfetado com álcool e com a lamparina acesa. Corta-se o cogumelo ao meio e obtém-se um bocado da parte interior (pois não esteve em contato com o exterior e assim mais dificilmente têm contaminantes); coloca-se esse bocado do cogumelo no meio de cultura. Fecha-se a caixa de petri e isola-se - eu uso película aderente de cozinha, mas o mais indicado será Parafilme - para tentar evitar a entrada de contaminantes no meio. Coloca-se a etiqueta para se saber espécie e a data. Em poucos dias já se deve ver o micélio a propagar-se pelo meio de cultura.















Fase da Cultura

Ficam aqui algumas imagens da cultura do fungo - micélio. Já o "cultivei" em caixa de petri e em frascos de análise. Até em frascos de vidros esterilizados.

Técnicas de Cultivo






 





O "esbranquiçado" é o micélio, o fungo a crescer no meio com base em agar-agar. Já usei dois tipos de meio agar-agar com Extrato de Malte ou Batata-dextrose.





Low tech Glove-box

com a glove-box espero não ter mais e a cada utilização acautelar com esterilização.
Depois da sua construção vou já experimentar hoje :)

1ª utilização e pareceu-me bem :) a ver os resultados daqui a uns dias! Espero 0 (ZERO) contaminações. :) :) :)

Actualização: Não tive contaminação e eis a foto da dita cuja, artesanal mas até agora eficaz :) Claro que se vê que é artesanal









Uma caixa de frutificação em casa

Para se ter um ambiente "húmido" em casa pode-se recorrer a uma caixa de plástico, daquelas de arrumação, fazer uns buracos em todas as faces (com berbequim) - para entrar oxigénio. Mas fazer os buracos a partir de 5 cm do fundo pois até ai enche-se de permile (encharcada em água). A perlita vai libertando humidade no ambiente dentro da caixa. Ficam algumas fotas de uns cogus já a frutificar!



Na fase de aparecerem os primórdios mantenho a tampa, após começarem a nascer tiro a tampa (mais oxigénio). Tenho na casa de banho pois geralmente é o local mais húmido da casa :) Mas uma varanda sem luz direta - com e sombramento também serve.




0 comentários :

Postar um comentário